domingo, 20 de março de 2011

Cobre, prata, ouro, La Bodega de Eike Batista na Colômbia!

Os bilhões de Eike Batista se voltam para IPOs na Colômbia
OURO! PARA QUEM?

O bilionário Eike Batista planeja oferta pública inicial de duas empresas colombianas  um ano após o fracasso de sua venda da OSX Brasil SA, como ele procura mais do que duplicar sua fortuna nos próximos quatro anos, para US $ 80 bilhões.

Batista, 54, disse em uma entrevista que ele vai vender as ações de sua unidade de mineração de ouro, em Bogotá, Londres e São Paulo no próximo ano. A emissão irá mostrar que a empresa de exploração vale pelo menos três vezes o seu valor atual, disse Batista. Ele também pretende levantar US $ 1,5 bilhão da sua unidade de mineração colombiana de carvão.

O filho de um ex-ministro das minas brasileiras, que compou a sua primeira mina de ouro aos 24 anos, Batista está buscando um retorno aos mercados de capitais após a OSX cair tanto quanto 50 por cento desde que foi listada em março 2010, o maior fracasso no mercado do país de IPOs desde 2008. Batista disse que não está preocupado com o declínio e previu em 2015 que a sua riqueza irá superar o de mexicano Carlos Slim, que Forbes disse na semana passada é a pessoa mais rica do mundo, com ativos estimados em US $ 74 bilhões. Batista é oitava pessoa mais rica do mundo, com US $ 30 bilhões, diz Forbes.

"Eu tenho dito que ele deveria limpar o espelho retrovisor do lado direito e do esquerdo e do topo, porque eu vou passar por um desses lados", disse Batista em entrevista concedida ontem na sede da Bloomberg em Nova York. "Sr. Slim vai ser o número dois, três, eu não sei. "

Batista assumiu o controle da Ventana Gold Corporation, uma companhia de exploração baseada em Vancouver, com propriedades na Colômbia, através de sua empresa AUX este mês, valorando a Ventana em C 1,54 bilhões dólares (US $ 1,58 bilhões). Ele vai investir cerca de US $ 100 milhões na Ventana e pode considerar a compra de mais ativos antes do IPO da AUX. A Ventana vai valer , pelo menos, 4,5 bilhões dólares quando os ativos forem listados, Batista disse ontem.

 Listagem da EBX

O Grupo EBX Ltd., que controla empresas de capital aberto Batista, "nunca vai a público", disse Batista. Ele havia proposto um IPO para a holding do Rio de Janeiro no ano passado.

"Esqueça o IPO da EBX, que não faz qualquer sentido", disse ele.

O índice de ações do Brasil de referência, a Bovespa, teve uma queda de 4,1 por cento este ano e a empresa Batista de mineração, a MMX Mineração & Metálicos SA, caiu 15 por cento desde o início do ano. A MMX caiu 0,3 por cento, para 9,57 reais em 11:10 horário de Nova York em São Paulo comércio, enquanto a Bovespa caiu 1 por cento. Pelo menos dois dos quatro IPOs deste ano  brasileiros foram precificados abaixo das estimativas iniciais.

"Soa como um plano ambicioso no que poderiam ser  mercados difíceis, mas ele fez semelhante antes e os ativos são atraentes", Nick Robinson, que administra US $ 4 bilhões em ações brasileiras em Aberdeen Asset Management, em São Paulo e não possui ações das empresas de Batista , disse em um e-mail.

« Bonança de Ativos '

Batista, que acrescenta a letra X para todos os nomes de suas empresas para representar a multiplicação da riqueza, disse que não consegue agir com metas de curto prazo em mente. Em vez disso, as decisões são tomadas com horizontes de três a cinco anos, disse ele.

"Eu não me apaixono por ativos, eu me apaixono por ativos à prova de idiotas", disse Batista. "Estes são ativos bonança."

A MMX é a única dos cinco  empresas de Batista de capital aberto, que atingiu um estágio operacional. O mineiro recuperou 5,6 milhões de toneladas de minério de ferro nos primeiros três trimestres de 2010.

Perspectivas de Produção 

A OGX Petróleo e Gás Participações SA, uma empresa de energia, irá iniciar o bombeamento de petróleo em agosto, disse Batista. A LLX Logística SA, negócio Batista de logística, vai abrir o seu Porto do Açu, no  terceiro trimestre seguinte. A  OSX recebeu a licença prévia ambiental do governo do Rio de Janeiro este mês para a construção do maior estaleiro das Américas. A OGX caiu 1,4 por cento hoje, para 18,78 reais, enquanto a LLX ganhou 2,2 por cento, para 4,71 reais. A OSX avançou 0,2 por cento para 525 reais.

"A maioria de seus projetos ainda precisam entregar o lucro líquido positivo", disse Ed Kuczma, analista de mercados emergentes um na Van Eck Associates Corp em Nova York. "Nem todos os investidores estão dispostos a investir em tais longo prazo, projectos especulativos devido ao risco elevado de execução envolvidos."

A Ventana possui La Bodega, um depósito de 400 km (248 milhas) a nordeste de Bogotá, que contém cerca de 3,5 milhões de onças de ouro, 19,2 milhões de onças de prata e 84,6 milhões de onças de cobre, segundo o site da empresa. O projeto tem potencial para produzir 301 mil onças de ouro por ano durante os primeiros seis anos de produção, a Ventana disse, antes de Batista assumir o controle da empresa.

Batista disse no mês passado que planeja também levar a CCX, a sua unidade de mineração de carvão da Colômbia, ao público.

Slim na Colômbia

"Agora eu tenho duas novas empresas que estão indo para ir a público em um ano a partir de agora", disse ele( Slim).
Slim, cujos ativos incluem a América Móvil SAB, a maior empresa de telefonia móvel nas Américas, com 225 milhões de assinantes, disse no mês passado em entrevista à Bloomberg News que ele pretende aumentar os investimentos no petróleo na Colômbia, por causa das políticas de abrir o país para a exploração .

O Grupo Carso SAB de Slim concordou em 23 de fevereiro de adquirir uma participação de 70 por cento na Tabasco Geoprocesados ​​SA Oil Co., ganhando o acesso a Colômbia como o país pretende aumentar a produção de petróleo bruto e  de gás natural.

"Ele está me seguindo", disse Batista. "Concorrência saudável".

Arturo Elias, um porta-voz da Slim de 71 anos de idade na Cidade do México, se recusou a comentar as declarações de Batista.

Melhor Segurança

Os investidores estão sendo atraídos para a Colômbia por causa da segurança aprimorada na sequência de uma ofensiva do governo contra os rebeldes financiados pela droga. Os ataques a oleodutos, estradas e pontes se reduziram para 76 em 2009 de mais de 800 em 2002, segundo dados do governo.

Batista disse que também pretende listarcinco de suas empresas listadas em  São Paulo, para serem  negociadas em Londres para ajudar a atrair mais investidores internacionais.

"Quando as pessoas dizem que a minha estrutura OSX não foi um sucesso, eu digo, escute, eu investi US $ 100 milhões, nem isso, e arrecadei US $ 1,4 bilhão no IPO", disse Batista. "Voila".

Ele usou a palavra francesa - que expressa satisfação quando algo é feito ou revelado - pelo menos oito vezes durante a entrevista.

http://www.businessweek.com/news/2011-03-15/batista-s-80-billion-wealth-target-turns-to-colombia-ipos.html

http://www.valor.com.br/empresas/2686696/eike-desiste-de-oferta-da-aux-diz-fonte
http://www.valor.com.br/empresas/2686696/eike-desiste-de-oferta-da-aux-diz-fonte

Nenhum comentário: