sábado, 22 de abril de 2017

RORAIMA governo Suely Campos (PP) respeite a história de luta dos estudantes!


A Governadora Suely Campos do Partido Progressista (PP) quer se apropriar do prédio da URES-União Roraimense dos Estudantes, entidade fundada em 27 de julho de 1952.
Resultado de imagem para prédio da URES Roraima
O terreno que por sinal fora doado na época pela PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA já sofreu várias modificações no decorrer da história. O terreno está localizado atrás do Banco do Brasil , na Avenida Glaycon de Paiva.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e casamento
O último presidente da URES antes do Golpe civil-militar de 1964, o estudante Galvão Soares, a direita da foto cumprimentando o também estudante Diomedes Oliveira, iniciou no início da década de 60 a campanha do tijolo, cujo objetivo era construir a sede da entidade estudantil. Veja na foto lá no fundo a escola Monteiro Lobato. Ocorre que com o golpe de 1964 , os civis golpistas, juntamente com os militares se apossaram do terreno da URES, construíram o prédio do INSS na época do Governo do militar Ramos Pereira e no processo da abertura política, o Governo de Romero Jucá consolidou a construção do outro prédio do INSS(parceria com o governo federal).  O Setor de Merenda Escolar do Território também chegou a funcionar no local. 

A URES sofreu uma tentativa de reconstrução em 1986, mas não deu certo. Somente dois anos depois, eu tive a honra de assumir a presidência dessa entidade , depois de 23 anos paralisada. em 11 de agosto de 1994 , o então Brigadeiro e Governador Ottomar de Sousa Pinto devolve parte do terreno a URES na presença de diversas lideranças estudantis como Jander, Nelcivania Das Neves Camelo , Helio Nascimento e outros. Só lembrando que Boa Vista, foi uma das primeiras capitais do pais , onde os estudantes conquistaram através de lei em 1991 a meia passagem nos ônibus e no ano seguinte a meia entrada em eventos culturais. 


E hoje , a história se repete. A ASSOER foi fundada em março de 1963 , como AJR, e reconstruída em 2000. Seu fundador foi na época o estudante Luis Aimberê Freitas. Só quero pedir aos aventureiros, aos que chegaram nessa terra de Makunaima , que nós roraimenses temos uma história sim de lutas . 

Faço um pedido a Prefeita Teresa Surita e a própria Governadora Suely Campos: Ouçam a voz dessa juventude . Chamem as entidades estudantis para o diálogo . Pois não existe coisa melhor que o registro da verdade nas folhas firmes da nossa história . Eles podem até tentar esconder ou apagar algo. Mas, O que ocorrer de positivo e negativo, a história irá sempre registrar.
Curtir esta página · 9 de junho de 2016 

Nenhum comentário: