domingo, 19 de agosto de 2012

Nióbio o rico minério brasileiro expropriado, e a pá matará Araxá a cidade roubada

O resultado do trabalho de uma mineradora. Onde está o benefício?

Este artigo é uma homenagem à  Maria Teresa de Paiva, natural de Araxá/MG.


Nióbio e Eike Projeto Phosphate-Araxá desenvolvido pelos canadenses da MBac.
Em 1816, o tenente-coronel do Real Corpo de Engenheiros, o Barão de Eschwege, esteve pela primeira vez na área do Barreiro de Araxá/MG a fim de analisar as características hidrotermais de suas já famosas fontes. Por sua posição geográfica de difícil acesso naqueles tempos coloniais, um complexo de exploração das águas minerais araxaenses só começou a se viabilizar pelo Estado brasileiro republicano dos anos 1920.
O Barreiro de Araxá faz parte da bacia do Córrego do Sal, localizada numa região de origem vulcânica. Por esta razão, suas águas são ricas em sais minerais de grande valor medicinal. Resolveu-se assim construir ali uma estrutura que pudesse receber todos os interessados em usufruir das águas de Araxá. Embora a pedra fundamental de um hotel tenha sido colocada em 1925, suas obras só foram de fato iniciadas em 1938, no Estado Novo de Getulio Vargas. Quando o mesmo presidente veio do Rio de Janeiro para inaugurar o Grande Hotel de Araxá em 1944, a população local se deslumbrou com os projetos paisagístico de Roberto Burle Marx e arquitetônico de Luiz Signorelli. No interior do hotel, havia, além dos famosos cassinos, fechados nacionalmente pelo presidente Eurico Gaspar Dutra dois anos depois, bares, restaurantes e até um cinema. O complexo hidrotermal do Grande Hotel tornou-se a joia da cidade. Quase 70 anos após sua inauguração, todo o turismo local é fundado na mesma obra.
Tudo ia muito bem até o momento em que se descobriu no Barreiro traços de nióbio. Não por coincidência, foi no mesmo período que o Grande Hotel entrou em completa decadência. O glamour dos velhos tempos havia definitivamente partido e a população araxaense, triste em ver seu grande tesouro se esvair em completo abandono, culpava a proibição do jogo no Brasil pelo desprezo generalizado ao hotel. Quem se tornou a menina dos olhos da cidade foi o setor da mineração, que ali aportou para trazer riqueza e bem-estar. Foi a versão oficialmente divulgada. Todos infelizmente acreditaram.
O mineral NIóbio é utilizado industrialmente para a produção de aço de alta resistência. No planeta inteiro, só há três minas de nióbio, sendo a do Barreiro a segunda maior, atrás somente da goiana Catalão. As reservas minerais do Barreiro de Araxá são exploradas desde 1995 pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) cujo capital pertence a metade aos estadunidenses da Molybdenum Corp, 20% aos Moreira Salles, 15% a um consórcio nipo-coreano e os outros 15% a um grupo chinês.
Desde esta época, os moradores do Barreiro sofrem diariamente com a poeira produzida pela exploração intermitente das mineradoras. Além disso, as famosas águas de Araxá estão cada vez mais contaminadas por bário, um elemento químico tóxico, pertencente à família dos metais alcalinos terrosos. Na Justiça Estadual de Araxá, já foram protocoladas centenas de ações cíveis contra a CBMM e a Bunge Fertilizantes por causa da contaminação da água do Barreiro por bário.
A presença de bário no organismo pode causar derrames e acidentes vasculares, pois sua deposição nos órgãos provoca forte vasoconstrição. Nas crianças ele causa retardamento mental e pouco desenvolvimento físico. Nos idosos, o problema é a demência senil.
No fim de 2011, o prefeito Jeová Moreira da Costa, anunciou em entrevista coletiva a descoberta de uma mina de ouro no Barreiro de Araxá. “Uma mineradora chinesa vem para Araxá para explorar esta mina de ouro encontrada no Barreiro. Esta notícia é um verdadeiro presente de Natal para todos os araxaenses, uma vez que a cidade vai ganhar muito com a geração de emprego e renda”, disse Jeová. Presente de Natal ou presente de Grego?
Parece que a entrevista de Jeová chegou longe, pois, dias depois, veio a Araxá o empresário Eike Batista, proprietário da mineradora MMX. Com a ameaça dos chineses, esta empresa estaria disposta a acelerar o andamento do projeto Phosphate-Araxá desenvolvido há alguns anos pelos canadenses da MBac. O prefeito de Araxá foi prudente ao declarar que “não houve reunião” com Eike. Mas, como escreveria Gustavo Machado do Brasil Econômico*, “sem que a cidade tenha grandes atrativos visuais, além da sede da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e de uma mina de exploração da Vale, a prefeitura não possui grandes dúvidas sobre o interesse do voo panorâmico feito por Eike.”
Não há necessidade de nem mais uma linha. A máscara caiu.
Quer dizer então que para os “modernos” a grande atração visual de Araxá é a sede da CBMM e uma mina da Vale? Nem uma mínima menção ao complexo hidrotermal do Barreiro? Nada sobre o sexagenário Grande Hotel, onde ficará hospedada uma seleção de futebol durante a Copa do Mundo de 2014?
Não precisa ser um gênio para saber aonde vão as riquezas culturais, hídricas e biológicas daquele belo lugar no coração do Brasil. Em breve tudo aquilo será terra arrasada em que as ruínas de uma imensa construção dos anos 1940 velarão por todos os mortos.
Enquanto vivermos numa sociedade em que o dinheiro está acima de qualquer outro bem, teremos de nos acostumar a ver as riquezas naturais pagarem o preço. Tudo por que o Dutra proibiu o jogo no Brasil em 1946, né?http://arespublica.wordpress.com/2012/02/02/a-pa-matara-araxa/#comment-95

adendo:

Por trás do contrabando do Nióbio, os Barões da Imprensa. Araxá cidade roubada

(Transcrito do Novo Jornal, Minas Gerais)
Esta rede criada desde Tancredo Neves, primeiro-ministro, isto é, Chefe do Governo do Brasil, no então sistema parlamentarista imposto pelos militares, foi fortalecida pelo neto Aécio Neves, candidato do nióbio e da Globo a presidente.

2 comentários:

Critico disse...

Quem comanda o Meio Ambiente, a Política no Brasil> Se for verdade o que está escrito, são os anglo americanos, que usam seus braços operacionais, as ONG´s que atuam no Brasil visando Reservar nosso meio ambiente para eles. Por isso temos cerca de 80% do território congelado para qualquer atividade economica! E ao que dizem, tem brasileiros mamando nas têtas gordas! NAO ACREDITO !!! Brasileiro é sério e incorruptível. Eles realmente defendem o meio ambiente e o país contra o capitalismo selvagem!
O livro Mafia Verde - o ambientalismo a serviço do capitalismo descreve um cenário em que os angloamericanos e suas ONGs atuam no Brasil para nos manter como colonia! diz o livro que eles usam causa ambientalista e indigenista ( e agora quilombola e daqui uns dias os cafusos) para nos manter subdesenvolvidos. E que tem dinheiro para todos. O Brasil criou cerca de 75% de todas Unidades de Conservação do mundo nos ultimos anos. Isto tem sentido!
Coincidentalmente, dizem alguns, as UCs sao criadas em areas estratégicas, com alto interesse economico para os estrangeiros.
O PT, coincidentalmente, deu abrigo e prestigio para as Ongs, que, segundo o livro Mafia Verde, dominaram e dominam o Ministério do Meio ambiente, traçam as diretrizes ambientais. Especula-se qual seria o interesse do PT e dos socialistas em impedir o desenvolvimento do país. Cogita-se que esta uniao espúria entre socialistas radicais e capitalismo selvagem ajudaria implantar o socialismo, ao impedir nosso crescimento e nos manter pobres e , principalmente ignorantes, condição básica para implantar ideologia. Dá-se comida, bolsas de todo tipo,..e implanta-se o socialismo. Em contrapartia, os ricos tomam conta do Norte, que é onde poderiamos crescer. Em troca, dão uns trocos para alguns e para suas ONGs fazerem o barulho.
Alias, o aquecimento global parece crescer na mesma taxa inversa do crescimento das economias angloamericanas ! coincidencia>
ou seja, o ambientalimo e indigenismo/quilomblismo/racismo estaria a serviçõ do capitalismo selvagem, que estari a serviçõ do socialismo radical brasileiro. Que diria !
Sao meras opiniões e inferencias pessoais!

Marilda Oliveira disse...

Sr. Crítico agradeço suas ponderações.
Realmente, Lula/Dilma deixa cerca de 80% do território congelado para qualquer atividade econômica! veja no nordeste que é rico em água no entanto, privam os moradores ao líquido da vida. Outras estratégias usaram em outras regiões do Brasil. Mangabeira Unger a mando de Rockefeller deixou as normas transcritas aos obedientes petistas, para a exploração mineral a favor do capital internacional e o físico Golbenberg mencionado no livro máfia verde 1 e 2 traiu o Brasil e o povo brasileiro:http://niobiomineriobrasileiro.blogspot.com.br/2012/02/mafia-verde-1-e-2-jose-goldemberg-e-o.html