quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PL 37/11 – Nióbio - Comissão especial sobre o Código de Mineração

Adriano Benayon fará palestra sobre o nióbio, em audiência pública da “Comissão Especial – PL 37/11 – Mineração” em 30 de outubro, às 14h30, no Plenário do Anexo II da Câmara dos Deputados em Brasilia. Deverá tratar dos aspectos econômicos e políticos envolvidos no comércio desse mineral estratégico, de que o Brasil poderia ser produtor praticamente monopolista, se controlasse o próprio comércio exterior do País.

PL 0037/11 - MINERAÇÃO
54ª Legislatura - 3ª Sessão Legislativa Ordinária - Plenário 14
PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA EM 30/10/2013 às 14h30   - E N C E R R A D A
TEMA 1: A importância dos minerais estratégicos, principalmente Nióbio e Terras Raras, no âmbito da proposta do novo Código de Mineração.

EXPOSITORES:

- ADRIANO BENAYON, consultor em finanças e biomassa e autor de artigos sobre o Nióbio; (confirmado)

- LEONAM DOS SANTOS GUIMARÃES, Assessor da Presidência da Eletrobrás Eletronuclear, membro do Grupo Permanente de Assessoria da Agência Internacional de Energia Atômica e autor de artigos sobre Terras Raras e Minerais Estratégicos; (confirmado)

- FERNANDO LINS, Presidente do Centro de Tecnologia Mineral - CETEM; (confirmado)

- TADEU CARNEIRO, Diretor-Geral da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração - CBMM; (confirmado)

- PAULO CÉSAR RIBEIRO LIMA, Consulgor Legislativo da Câmara dos Deputados. (confirmado)

Requerimento nº 36/13, do Sr. Edio Lopes.

TEMA 2: PL 37/11 e apensados

EXPOSITORES:

- ZEFERINO ABREU NETO, Presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Pará; (Requerimento nº 44/13, do Sr. Jaime Martins); (confirmado)

- DANILO FERNANDEZ MIRANDA, Sócio Coordenador do Núcleo Ambiental, Minerário e de Terceiro Setor - NAMTS. (Requerimento nº 52/13, do Sr. Gabriel Guimarães) (confirmado)
O consultor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Carlos Bittencourt, afirmou que, na última década, a exploração mineral no Brasil triplicou e isso trouxe reflexos ambientais irreversíveis. Ele deu exemplos desse impacto: a atividade mineral usou cinco quatrilhões de litros de água em 2012, o equivalente ao consumo de oito cidades do porte do Rio de Janeiro.
A quantidade de energia elétrica utilizada para produzir 432 mil toneladas de alumínio é maior do que a necessária para atender as cidades de Belém (PA) e Manaus (AM).  "O principal problema que a gente tem apontado é o completo silêncio em relação aos aspectos socioambientais", afirmou Bittencourt.
30/10/2013 - 21h27

Prefeito quer compensações por danos da mineração

Relator pretende apresentar o relatório preliminar sobre Código de Mineração na semana que vem.
O prefeito de Parauapebas, no Pará, Valmir Queiroz Mariano, e vereadores da cidade apresentaram nesta quarta-feira (30) na Câmara dos Deputados um conjunto de propostas de alterações no novo Código de Mineração. A cidade abriga a maior mina de minério de ferro do mundo, explorada pela empresa Vale.
O prefeito Valmir Mariano quer compensações efetivas pelos danos atuais e futuros da mineração. "Parauapebas é responsável pelo PIB desse País, mas sabemos que toda essa riqueza é efêmera. De repente, nós podemos, em um curto espaço de tempo, deixar de ser o grande polo minerador e ser um polo favelado. O nosso município, ainda na sua maioria, é de casa de madeira coberta de lona preta. Eu costumo dizer que Parauapebas é o quintal da Vale, e um quintal muito mal cuidado".
O relator, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), informou que pretende dar compensações a municípios que, apesar de não terem minas, sofrem com a exploração dos minérios. "Nós iremos colocar 10% da arrecadação da CFEM (Contribuição Financeira sobre Exploração Mineral) para os municípios impactados pela mineração. O relatório está sendo feito com a participação de todos aqui.
Quintão acrescentou que pretende apresentar o relatório já na semana que vem. “Queremos distribuir para a comissão um relatório preliminar para que os parlamentares possam dar a sua contribuição final também e aprovar esse relatório para brindarmos esse País com uma lei nova que venha a distribuir melhor essa receita e a contribuir com o desenvolvimento do País".
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a importância dos minerais estratégicos, principalmente Nióbio e Terras Raras, no âmbito da proposta do novo Código de Mineração. Presidente do Centro de Tecnologia Mineral - CETEM, Fernando Lins
Lins: é preciso capital humano e tecnologia para pegar o que a natureza deu e transformar em coisa útil para o País.
Nióbio e terras rarasO último debate da Comissão especial do novo Código de Mineração (projetos de lei 37/11 e5807/13) tratou também da importância de minerais estratégicos, como nióbio e terras raras.
O Brasil detém 98% das reservas conhecidas de nióbio no mundo. Esse minério tem aplicação sobretudo na siderurgia, devido a sua capacidade de tornar mais leves os produtos feitos de aço.
Já as terras raras ainda são pouco exploradas, apesar do grande potencial do País. Esse conjunto de minérios tem elevado valor devido ao uso em produtos de alta tecnologia, mas ainda carece de políticas e ações que direcionem sua riqueza para o desenvolvimento do País, segundo o presidente do Centro de Tecnologia Mineral, Fernando Lins.
"O Brasil, de modo geral, tem um bom capital natural per capita, mas isso não quer dizer nada se não for usado para transformar esse País. É preciso capital humano e tecnologia para pegar o que a natureza nos deu e transformar em coisa útil para o País", assinalou o dirigente.
Lins explicou ainda que o conceito de materiais estratégicos já esteve associado a objetivos políticos de países hegemônicos, nos tempos da Guerra Fria, mas que, hoje, é sinônimo de recursos minerais escassos ou muito importantes para determinado país. “O Brasil tem alguns deles em abundância, como é o caso do nióbio (98% das reservas mundiais) e é carente em relação a outros, como o carvão metalúrgico (100% importados), potássio (90%) e fosfato (50%). Quanto às terras raras, já existem algumas articulações dentro do Plano Brasil Maior no sentido de se criar novos negócios e uma cadeia produtiva efetiva no País.
Audiências da comissão
Ao todo, a comissão especial realizou 17 audiências públicas na Câmara e fez outras 18 mesas redondas nos estados, em todas as regiões do País. A intenção dos deputados era cobrir uma lacuna deixada pelo Executivo, que enviou uma proposta (PL 5807/13) de novo Código de Mineração para o Congresso Nacional, em junho, com urgência constitucional, mas sem debatê-la previamente com os setores diretamente interessados.
O tema é complexo e polêmico sobretudo diante dos impactos socioambientais de um setor produtivo importante para a economia do País. O relator, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), já acatou várias das sugestões apresentadas nas audiências públicas, como, por exemplo, a fixação em 4% da alíquota da Compensação Financeira pela Exploração Mineral, paga a título de royalties ao município produtor de minério de ferro.
Além das audiências públicas e mesas redondas, os deputados da comissão especial também fizeram visitas a empresas e a centros de pesquisa em mineração.

Íntegra da proposta:

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

CÂMARA DOS DEPUTADOS
COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 37, DE 2011, DO SR. WELINTON PRADO, QUE "DISPÕE SOBRE O REGIME DE APROVEITAMENTO DAS SUBSTÂNCIAS MINERAIS, COM EXCEÇÃO DOS MINÉRIOS NUCLEARES, PETRÓLEO, GÁS NATURAL E OUTROS HIDROCARBONETOS FLUIDOS E DAS SUBSTÂNCIAS MINERAIS SUBMETIDAS AO REGIME DE LICENCIAMENTO DE QUE TRATA O INCISO III DO ART. 2º DO DECRETO-LEI Nº 227, DE 28 DE FEVEREIRO DE 1967" 54ª Legislatura - 3ª Sessão Legislativa Ordinária
RESULTADO DA REUNIÃO EM 30/09/2013
ENCONTRO REGIONAL - MINAS GERAIS
Convidados:





  • Deputado DINIS PINHEIRO, Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; (CONFIRMADO)
  • Deputado SÁVIO SOUZA CRUZ, Presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; (CONFIRMADO)
  • DOROTHEA FONSECA FURQUIM WERNECK, Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, representando o Governador do Estado de Minas Gerais, ANTONIO AUGUSTO ANASTASIA; (CONFIRMADA)
  • SIMÃO ROBISON OLIVEIRA JATENE, Governador do Pará;
  • HELENILSON CUNHA PONTES, Vice-Governador do Pará; (CONFIRMADO)
  • AÉCIO NEVES, Senador da República; 
  • CLÉSIO ANDRADE, Senador da República;
  • ZEZÉ PERRELLA, Senador da República; 
  • Deputado GABRIEL GUIMARÃES (PT/MG), Presidente da CE PL 37/11 - Mineração; (CONFIRMADO)
  • Deputado LEONARDO QUINTÃO (PMDB/MG), Relator da CE PL 37/11 - Mineração; (CONFIRMADO)
  • Demais membros da CE PL 37/11 - Mineração;
  • Membros da Comissão de Minas e Energia da ALMG;
  • Deputado MÁRCIO DESIDÉRIO TEIXEIRA MIRANDA, Presidente da Assembleia Legislativa do Pará; 
  • CARLOS NOGUEIRA DA COSTA JÚNIOR, Representante do Ministério de Minas e Energia; (CONFIRMADO)
  • CELSO LUIZ GARCIA, Representante do Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM/MG; (CONFIRMADO)
  • CRISTIANA NEPOMUCENO, Presidente da Comissão de Estudos do Novo Marco Regulatório da Mineração do Conselho Federal da OAB; (CONFIRMADA)
  • CELSO COTA, Presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais - AMIG; (CONFIRMADO)
  • CARLOS ALBERTO LANCIA, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais - ABINAM; (CONFIRMADO)
  • JOSÉ MENDO MIZAEL DE SOUZA, representando o Presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento - SNIC; (CONFIRMADO)
  • ANDERSON CABIDO, Representante da AMIB; (CONFIRMADO)
  • Engenheiro Geólogo PAULO CÉSAR SOUZA, representante do CREA/MG; (CONFIRMADO)
  • OLAVO MACHADO JÚNIOR, Representante da Federação das Indústrias de Minas Gerais;
  • ANDRÉ MENDES MOURA, Diretor da Associação Brasileira de Direito Tributário - ABRADT;
  • JAIR FRANCISCO FERNANDES, Engenheiro de Minas ;
  • ELMER PRATA SALOMÃO, representante da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral - ABPM. (CONFIRMADO)
  • LUIZ PAULO GUIMARÃES, representante do Movimento Nacional pela Soberania Popular frente à Mineração;
  • ROBERTO LUCIANO FORTES FAGUNDES, Presidente da Associação Comercial de Minas Gerais;
  • JOÃO LUIZ NOGUEIRA DE CARVALHO, Presidente da GEOSOL - Geologia e Sondagem.

    Autores dos requerimentos: Deputados PADRE JOÃO (PT/MG), JAIME MARTINS (PR/MG) e BETO FARO (PT/PA).
  • LOCAL: Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
    HORÁRIO: 14h

    Nenhum comentário: