domingo, 27 de novembro de 2016

Wernher von Braun

O nióbio minério  que o Brasil detém 98% da reserva mundial, é expropriado, é vendido para a China e outros países sem um modelo econômico que beneficie o Brasil. É usado nos foguetes, nos aviões supersônicos,... incorporado ao aço torna-se mais leve que o ar.


Nióbio um poderoso condutor, usado para construir molas -(bobinas)- gigantes e gerar um campo magnético para conduzir o processo de fusão nuclear dentro do reator...”. Projeto ITER - Reator Experimental Termonuclear Internacional. Com este magnífico feito o homem passará a dominar também o fogo termonuclear, aquele que ocorre no interior das estrelas pela fusão de átomos de hidrogênio a uma temperatura de 15 milhões de graus centígrados, gerando hélio e uma brutal quantidade de energia limpa, barata e inesgotável, pois, o trítio isótopo pesado do hidrogênio usado como combustível é abundante na face da Terra na forma de água pesada. Assim, as usinas termonucleares limpas e muito mais seguras que as nucleares, geradoras de energia farta e barata, se multiplicarão sem restrições pelo planeta exigindo milhares de toneladas de nióbio puro para manter o fogo solar aceso. 
um engenheiro alemão e uma das principais figuras no desenvolvimento do foguete V-2 na Alemanha Nazista e do foguete Saturno V nos Estados Unidos.
São conhecidas e documentadas, duas visitas de von Braun ao Brasil: uma informal em fevereiro de 1964 no Rio de Janeiro, e outra formal entre 12 e 15 de novembro de 1972, quando ele visitou Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
A frente dos modelos de seus foguetes, von Braun, no
escritório central da NASA em 1970.
O Sr. von Braun pode ser considerado o "pai do foguetes moderno". Sob a sua liderança, foi desenvolvido, como arma de guerra, aquele que viria a ser o primeiro foguete moderno. O primeiro lançamento bem sucedido ocorreu em Outubro de 1942.
A NASA foi formalizada por lei em 29 de julho de 1958. Um dia depois, o 50º foguete Redstone foi lançado com sucesso do Atol Johnston no Pacífico Sul como parte da operação Hardtack I. Dois anos depois, a NASA inaugurou o Marshall Space Flight Center no arsenal Redstone em Huntsville, a equipe de desenvolvimento da ABMA liderada por von Braun foi transferida para a NASA. Num encontro direto com Herb York no Pentágono, von Braun deixou claro que ele só iria para a NASA somente se o desenvolvimento do foguete Saturno continuasse. De julho de 1960 a fevereiro de 1970, von Braun se tornou o primeiro diretor do Marshall Space Flight Center.
Em março de 1970, von Braun e sua família foram realocados em Washington, D.C., onde ele foi "promovido" ao posto de Diretor Associado de Planejamento no escritório central da NASA. 
A contribuição do Sr. von Braun e demais membros da sua equipe, todos oriundos do projeto V-2 Alemão, para o desenvolvimento técnico da indústria aeroespacial Americana é inquestionável.
 Durante as décadas de 60 e 70 o objetivo na "corrida espacial" foi a conquista da Lua, quanto a essa etapa da "corrida", von Braun e seu foguete Saturno V ganharam, pois o projeto do foguete N-1 de Korolev não conseguia decolar devido a divergências técnicas entre ele e Glushko, e com a morte de Korolev em 1966, as coisas pioraram ainda mais 
Várias sondas interplanetárias estão sendo lançadas por vários Países, cada vez mais alternativas de bases de lançamento ficam disponíveis. O planeta Marte já está praticamente todo mapeado e em breve será ainda melhor entendido.
Por um motivo ou por outro um certo nível de cooperação internacional foi estabelecido e hoje em dia temos mais Países participando da "corrida espacial", foguetes Americanos usando motores Russos, Foguetes Russos levando Astronautas e Turistas de várias nacionalidades à Estação Espacial Internacional, e em breve teremos empresas particulares efetuando o reabastecimento dessa mesma estação.
Depois de uma série de conflitos associados à interrupção do Programa Apollo, e encarando severos cortes de orçamento, von Braun deixou a NASA em 26 de maio de 1972. von Braun se associou a grandes e milionários empresários.
Em 16 de junho de 1977, Wernher von Braun morreu de câncer pancreático em AlexandriaVirgínia, aos 65 anos de idade
Fontes: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wernher_von_Braun

Nenhum comentário: