Produtores rurais de Araxá denunciam poluição em rios na região são freqüentes
Produtores rurais de Araxá denunciam poluição nas águas do Capivara, rio que abastece as propriedades da região. A Polícia de Meio Ambiente esteve no local e investiga se alguma empresa teria despejado no rio rejeitos químicos sem tratamento.
O desafio da polícia é descobrir a origem do problema. Todos os afluentes do rio Capivara na região são checados e fotografados. Os policiais também visitam áreas de mineração e lavadores de batata. Dois dias depois das primeiras denuncias a água continua bastante amarelada. A situação fica ainda mais evidente no encontro do rio com o Ribeirão do Marmelo.
Amostras de água já foram enviadas para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O laudo que vai apontar que tipo de substancia foi jogada no rio ainda não ficou pronto. O Capivara abastece quase todas as fazendas da região e deságua na represa de Nova Ponte.
Os casos de poluição na região são frequentes, segundo os produtores. Em novembro do ano passado o MGTV mostrou a mortandade de peixes no leito do rio. Na época a suspeita era de contaminação por algum produto químico. Por isso, quem pesca na região e utiliza a água em casa ou para o consumo dos animais está sempre em alerta.
E a origem da poluição já foi constatada. De acordo com a Polícia de Meio Ambiente, os rejeitos são da barragem de uma empresa de extração de fosfato. A polícia informou que a mineradora se comprometeu a tomar providências para conter o problema. Por telefone, a Funasa informou que enviará técnicos à cidade na semana que vem para avaliar a extensão do problema e tomar as medidas necessárias.
http://megaminas.globo.com/2010/04/30/produtores-rurais-de-araxa-denunciam-poluicao-em-rio-que-abastece-a-regiao
Nenhum comentário:
Postar um comentário