Reserva Biológica Maicuru tem plano de manejo aprovado
Belém (12/09/11) - A Reserva Biológica (Rebio) Maicuru, localizada na Calha Norte paraense, teve seu plano de manejo aprovado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) neste início de setembro. A Reserva, que vai do rio Maicuru até o Jari, chega a se estender até o Estado do Amapá e tem 1.151.761 hectares.
O plano de manejo da Reserva de Maicuru foi elaborado pela Conservação Internacional (CI), em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg) e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e analisado tecnicamente pela Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) da Sema.
Esse documento é fundamental para a implantação da Unidade de Conservação. Por meio dele se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, conforme o inciso I do Artigo 12, do Decreto Nº 4340, de agosto de 2002, que regulamenta a lei Nº 9885, do Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza (SNUC).
O plano contém as características físicas, biológicas, socioeconômicas, caracterização da paisagem e todo o planejamento para a execução do plano de manejo. Segundo os técnicos da Sema, 98,5% dessa reserva não possui registro de pressão humana.
Ascom Sema
Nenhum comentário:
Postar um comentário