domingo, 19 de fevereiro de 2017

Minério "material ferroelétrico" com propriedades de um cristal

Adendo janeiro de 2019: Em respeito a Mariana, Brumadinho -Minas Gerais e ao que está para acontecer,  Que os responsáveis pela destruição do solo e sub-solo brasileiro e do mundo, praticando o genocídio, destruindo cidades inteiras, levando além divisas, não recolhendo impostos, deixando a humanidade pobre, desempregada, faminta, desabitada, doente, morta, SEJAM CASTIGADOS, (+) que a Justiça divina se faça prevalecer.
Um exemplar de minério de perovskitaResultado de imagem para Novo minério é capaz de converter luz solar, calor e movimento em eletricidade
Inversão dos polos magnéticos do KBNNO por luz, pressão, movimento ou calor é o motivo da geração de energia.
De acordo com os pesquisadores da universidade, e a publicação do Applied Physics Letters, o KBNNO é um “material ferroelétrico” com moléculas polares, ou seja, que funcionam como as agulhas de uma bússola reproduzindo o polo sul e o Norte ao redor de si. Quando são estimuladas por algum fator físico, como raios solares ou pressão, por exemplo, esses polos acabam se desalinhando – o que desencadeia uma corrente elétrica.
Um novo minério com propriedades incríveis foi descoberto por cientistas e pesquisadores da Universidade de Oulu, na Finlândia.
Trata-se de um material com propriedades de um cristal, batizado até o momento de KBNNO, e capaz de tansformar, simultaneamente, luz solar, calor e energia cinética em eletricidade.
O minério faz parte da família perovskita, relacionada a metais raros com potencial de produzir energia a partir de algumas fontes, e acende uma nova esperança no rol dos recursos renováveis, já que pode ser uma maneira alternativa de gerar energia elétrica para carregar smartphones, tablets e notebooks.
De acordo com os autores do estudo, que foi publicado no jornal Applied Physics Letters, o material consegue gerar energia suficiente para as necessidades de uma casa.
A notícia fica ainda mais interessante devido a essa peculiaridade do material, de converter três fontes de energia ao mesmo tempo em eletricidade.
“Isso dará um grande impulso no desenvolvimento de áreas como a Internet das Coisas e as cidades inteligentes, onde todos os sensores e dispositivos passam a ser sustentáveis energeticamente”, diz Yang Bai, um dos autores do estudo, citado pela Phys.org.
A eficácia da energia elétrica gerada pelo KBNNO é inferior quando comparada a de outros perovskitas, como as células solares usadas em painéis fotovoltaicos. Mas, segundo o grupo de cientistas, é possível que com uma modificação na composição do material, seu potencial de gerar mais energia seja aumentado.
 https://ciberia.com.br/novo-mineral-converte-simultaneamente-luz-solar-calor-e-movimento-em-eletricidade-11643 - https://jornalistadanovaera.wordpress.com/2017/02/19/novo-minerio-transforma-luz-solar-calor-e-movimento-em-energia-eletrica/

Nenhum comentário: